segunda-feira, 6 de agosto de 2007

BMW 320TD Compact with M Aerodynamikpaket II (150cv)

O modelo que comprei é o 320TD Compact M fabricado em Maio de 2004 na fábrica de Munique na Alemanha.
Comprei por 19000€ num stand da BMW Bonn, e depois de legalizado e ficou quase em 26000€.
Tem 1 ano de garantia europeia Europlus, 43000km reais, certificado crash-free.

Tem cerca de 6000€ em extras (na factura são duas folhas A4 com a lista de extras), ou seja quase tudo excepto o navigator e caixa de cd's. Tem leitor de cd's no rádio, mas vou pôr um kit IPOD da Denison para ligar a pen USB directamente ou um IPOD. Depois até mostra a ID3tag no display do rádio.

O extra mais caro é o M-Aerodynamik paket II [inclui suspensão desportiva (acho que é rebaixada 15mm), parachoques desportivos mais angulosos, 6 velocidades, etc]. Pneus atrás tem 245/40ZR17 e á frente tem 225/45ZR17.

Ar condicionado automático, radio bmw business cd, bancos desportivos alcantara antracite com apoio lombar, farois de nevoeiro, xenon, bancos aquecidos, volante desportivo em pele c/ multifunções com cruise control, park distance control, boardcomputer, cintos de segurança com 3 pontos, car key memory, CBC (controlo de travagem em curva), controlo de tracção, sensores de chuva, piscas laterais brancos, espelho anti-encadeamento, espelhos recolhiveis, limpa vidros atrás (na bmw até o limpa vidros de trás é um extra, lol) e mais umas coisas que agora não me lembro do que são porque a lista está em alemão.

De aspecto está como novo, e de motor também. O mecânico confirmou-me isso quando fui lá para remover as protecções do motor para conseguirem ver o número de motor na IPO.

Este modelo tem a mesma qualidade de construção e condução dos outros série 3, mas é um pequeno diesel compacto, rápido e eficiente. Eu não gosto do aspecto dos serie 1, mas na inspecção estava lá um serie 1 importado (ainda sem matricula como o meu), e com o pacote M desportivo ficava mais fixe. Mas mesmo assim gosto mais do meu e de outros modelos do que dos serie 1.
A cor é preto safira metalizado. Vinha todo limpinho mas já percebi que esta cor até se suja estando parado na garagem, e já está um bocado sujo por fora por causa da chuva e de ter andado umas voltinhas com ele lá na rua.

Até agora acho a performance muito boa, consumos fez 8,4 no primeiro deposito mas agora já reduzi para 7,5 isto com 85% do percurso em cidade. Um tipo que veio com o carro a circular da Alemanha com um série 3 dos grandes que tem o mesmo motor conseguiu fazer 4,5l/100.
Insonorização impecável, estabilidade boa se bem que ainda não tive oportunidade de atingir os 220km/h que o livrete diz que dá. Nuns videos na net vi que chega aos 239km/h sem reprogramação, e 270km/h com uma reprogramação stage2 pra 191cv.
A sensação de que é transmitida é que é muito diferente do BX. Neste sinto que vou num tanque e as sensações de aderência á estrada e em curva são muito filtradas. Quando os pneus estão a fugir só se nota pela luz do ESP acesa, porque no pelo volante parece que está tudo normal, e quase nem se ouve o guinchar da borracha por causa da insonorização. No BX sentia-se mesmo no volante quando os pneus quando fugiam, e isso dava mais prazer a conduzir porque era tudo transmitido ao condutor. Também é mais largo que o BX e a traseira é muito alta o que dificulta a visibilidade. Espero que os sensores funcionem sempre bem e detectem obtáculos mais baixos que não se vejam.

So far, so good.










































http://motor.terra.es/motor/articulo/html/mot17340.htm

http://www.automotor.xl.pt/aut/0202/a11-00-00.shtml



Um Compact E46 antes do restyling de 2004. Tem os farois traseiros tipo lexus, piscas laterais laranja, frisos no pára-choques, faróis de nevoeiro rectangulares e jantes da concorrência:

http://web.archive.org/web/20070224100311/http://www.kharchi.de/bilder/bmw/bmw316ti.html

Nenhum comentário: